sexta-feira, 30 de maio de 2008

BandDebate e o legado dos imigrantes

Com o tema “São Paulo é como o mundo todo - A imigração e a formação da identidade da cidade”, a sexta edição do BandDebate tratará, na sexta-feira, 30 de maio, do legado cultural deixado pelos imigrantes na construção da identidade da capital paulista.

Para conversar sobre o tema, os convidados especiais são o artista Rafic Farah e a professora da USP Célia Sakurai.

A cidade de São Paulo é uma mescla de culturas. É quase impossível pensar em uma identidade tipicamente paulistana sem envolver outras nações. Desde o sotaque até a gastronomia, São Paulo aceita todas as etnias e culturas.

A influência dos imigrantes está bem mais próxima do que se imagina:

Quem já não se perguntou de onde vem o sotaque paulista? Ou razão pela qual no bairro da Mooca se fala diferente do que na Liberdade? Basta retomar a chegada dos estrangeiros e a construção da cidade.

A gastronomia também reflete essa mistura. Quem nunca misturou arroz e macarrão no mesmo prato? Ou percebeu que nos restaurantes “por kilo” são servidos sushi e feijoada?

Agora imagine os grupos de amigos. Negros, brancos, orientais andam todos juntos, vão aos mesmos lugares, sem distinção.

Essa é a São Paulo, uma identidade formada por diversas culturas.

Rafic Farah discute isso em suas obras. É um homem polivalente, cujas ocupações envolvem design, arquitetura, direção de imagem, direção gráfica e fotografia. Muitos de seus trabalhos são símbolos de São Paulo como o design das revistas Trip e TPM, além dos restaurantes América e Spot.

Descendente de imigrantes sírio-libaneses, Farah está envolvido em uma história curiosa que diz respeito a união entre a cultura brasileira e a estrangeira. Na São Paulo dos anos 1950, quando trabalhavam em uma lanchonete, o tio e o pai de Rafic, na falta de pão de forma, usaram o pão sírio para fazer lanches de rosbife, criando assim o Beirute.

Célia Sakurai é autora do livro “Os japoneses” que analisa através da história a construção de estereótipos que atingem os descendentes de imigrantes. O livro também percorre toda os fases que resultaram no Japão como potência mundial.
Mestre em Ciência Política pela USP e doutora em Ciências Sociais pela Unicamp, Célia Sakurai é antropóloga e especialista em história da imigração japonesa no Brasil.

O BandDebate acontece dia 30/05 (sexta-feira), às 13h30, e tem inscrições aberta e limitadas no Departamento Cultural.

Links interessantes:
Escola da cidade – instituição de ensino superior fundado por Rafic Farah
A história do Beirute
Texto “Os imigrantes japoneses em terras brasileiras”, de Célia Sakurai
Sociedade Brasileiras de Cultura Japonesa e de Assistência Social
Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

quarta-feira, 21 de maio de 2008

BandDebate explica Economia com linguagem simples

A quarta edição do BandDebate, projeto criado para envolver os estudantes nos principais temas contemporâneos, buscou desmistificar a Economia e seu principais conceitos, relacionando-os com questões do dia-a-dia.

O economista Carlos Eduardo Gonçalves, autor do livro “Economia sem truques”, considerado o “Freakonomics” brasileiro, foi especialista convidado para debater o tema com os alunos.

Entre os assuntos tratados, explicou a partir de exemplos como a Economia influencia a vida de todos, seja nos descontos da carteirinha de estudante ou nas políticas públicas governamentais.

As perguntas feitas pelos estudantes abordaram desde questões específicas até dúvidas abrangentes, contudo todos mostraram interesse pelo tema, impressionando o convidado.

“O BandDebate é uma experiência muito interessante. Falar com a garotada me motiva muito, pois é durante essa formação que falta uma conversa mais esclarecedora sobre Economia. Com esse evento, supre-se essa necessidade”, declarou o especialista.


Carlos Eduardo Gonçalves é professor e pesquisador da FEA-USP (Faculdade de Economia e Adminstração).

Para conferir as fotos, clique aqui.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

BandDebate aproxima Economia do dia-a-dia

A quarta edição do BandDebate, evento que envolve estudantes do colégio nas principais discussões e questões de atualidades, trata pela primeira vez do tema Economia: “Para entender a Economia: O que a inflação, a Bolsa de Valores e o PIB brasileiro tem a ver com o seu dia a dia”.

O economista Carlos Eduardo Gonçaves é o convidado especial que irá interagir com a platéia do Band, buscando desmistificar e explicar o tema.

Embora considerado por muitos um assunto difícil de compreender e distante da realidade da população, se olharmos mais de perto percebemos que não é bem assim:

- O Brasil, por meio da Bovespa, atinge pela primeira vez o investment grade (ou grau de investimento), classificação internacional que coloca o país entre os mais seguros do mundo para investimento estrangeiro. Mas o que isso muda no nosso cotidiano? É sinônimo de mais empregos e melhores salários?

- O trânsito gera perda de mais de 5% em produtividade, segundo o Citigroup. Onde São Paulo vai parar se não resolver a questão dos engarafamentos? Periga estarmos entrando numa era de retrocesso econômico e perda de empregos?

- E a palavra inflação. Há tempos não a ouvíamos tão perto do nosso dia-a-dia. Há risco de termos que encarar esse monstro novamente, como a dura batalha que aconteceu nos anos 80?

Em seu livro Economia sem truques (junto com Bernardo Guimarães - pela Editora Campus), Gonçalves tenta justamente falar sobre o tema contando histórias simples, sem o uso de jargões, e mostrando que é um assunto não tão complexo assim.

Carlos Eduardo Gonçalves é doutor em economia pela USP, pesquisador e professor da FEA (Faculdade de Administração e Economia) e também escreve artigos em jornais brasileiros e estrangeiros.

Paralelamente, estudantes do curso Idade Mídia farão a cobertura online, em textos e fotos, para este Blog do Cultural.

Links Interessantes:

Entenda a crise de alimentos
Entenda os principais índices de inflação

Brasil atinge grau de investime
nto (investment grade)
Excesso de veículos afeta produtividade do país

The Guardian aponta crescimento econômico brasileiro

Para conferir a matéria publicada na revista Veja sobre o livro Economia Sem Truques, clique nas figuras abaixo:

Sessão de cinema para Ex-alunos

O Colégio Bandeirantes convida seus ex-alunos, cadastrados no site, para se reunirem em uma sessão especial de cinema.

O filme escolhido é "Longe Dela"(Away From Her,2007), uma história comovente indicada para dois prêmios no Oscar 2008.
"Longe Dela" narra o drama vivido por Grant (Gordon Pinsent) e Fiona (Julie Christie), um casal que tem seu cotidiano abalado quando ela apresenta graves sintomas, como perda de memória. Fiona é diagnosticada com mal de Alzheimer.

A partir daí, o filme conta o relacionamento e a difícil luta dos personagens contra a doença.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Cinema – Speed Racer

O mais recente filme promovido pelo Band chega em alta velocidade. É Speed Racer, aventura sobre um jovem piloto com o carro Mach 5, máquina equipado com um arsenal de ferramentas, que sempre o ajudam em tempos difíceis.

Speed Racer é uma das adaptações cinematográficas mais esperadas dos últimos tempos. Com a direção dos irmãos Wachowski (da trilogia “Matrix”), o filme atualiza o clássico desenho animado homônimo com corridas emocionante e efeitos especiais impressionantes.

Trailer:

Band promove o filme “Homem de Ferro”

Imagine ser um dos homens mais ricos e inteligentes do mundo. Agora, some isso a possibilidade de usar uma armadura de ferro e “brincar” de super-herói nas horas vagas. Essa é a vida de Tony Stark, o Homem de Ferro, protagonista do mais recente filme promovido pelo Band.

“A experiência inteira foi legal. Gostei muito do filme, é melhor do que eu esperava. A recepção do Band no cinema também é muito boa. Os inspetores do colégio tomam conta de nós. Sentimo-nos a vontade”, declarou a aluna Flora Goldemberg.

A exibição do “Homem de Ferro” ocorreu em uma sala de cinema reservada para estudantes do 1º e 3º anos do Ensino Médio do Bandeirantes.

Confira as fotos da exibição do Homem de Ferro, aqui.

Trailer:

segunda-feira, 5 de maio de 2008

West Side Story encanta convidados do Band

O musical West Side Story, promovido pelo Band, agradou todos os seus 270 convidados, entre eles, funcionários, estudantes e familiares.

O evento contou ainda com uma recepção especial organizada pelo colégio em uma sala reservada no próprio teatro, onde o programa do espetáculo foi distribuído.

“Sinto-me acolhida. Nesse ambiente diferente do cotidiano, é possível interagir com os colegas, pais e estudantes de maneira mais próxima e pessoal”, afirmou Maria Lúcia Soares, professora de Biologia.

“Já conhecia o espetáculo, mas apenas o filme. Amo esse musical e adorei a peça. Os pontos altos foram as danças e os cenários. A Bianca Tadini também deu um show como Maria”, declarou Cristiana Assumpção, coordenadora de Tecnologia Educacional.

Confira as fotos, aqui.