sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Band leva alunos e pais para conhecer legado de Tarsila do Amaral

Como Cristiane Pomeranz, mãe de Larissa Pomeranz, da 5.a série, explica no vídeo abaixo, um projeto que envolva a família a uma visita cultural abrange diversas qualidades. Seja dentro da sala de aula ou como um meio de estimular um hábito, é justamente isso que o Colégio Bandeirantes tenta estimular.



A exposição de obras de Tarsila do Amaral na Pinacoteca do Estado é uma grande oportunidade para se agregar conhecimento cultural. Pensando nisso, o Colégio Bandeirantes promoveu aos alunos da 5a. série e seus pais visitas monitoradas ao evento. Foi a primeira vez que os pais acompanharam seus filhos a uma saída do Band. Dessa forma, além de serem entretidos, puderam juntos entrar em contato com as artes.

A iniciativa do Band procurou não só fazer com que, desde pequenos, os alunos se interessassem por espaços culturais, mas também tornar as visitas um hábito familiar. Pode-se ainda conhecer mais a arte brasileira através das obras de Tarsila. “É importante que a família consiga entender a arte e se interesse por ela, criando um programa familiar freqüente. A monitoria ajudou nisso, fez com que as obras não fossem só vistas, mas compreendidas”, explicou Ricardo Aguirre, supervisor do Departamento Cultural.

O aluno Fabio Schapiro, que foi acompanhado por sua mãe no evento, admite que ir a museus ou exposições não é uma atividade habitual, contudo aprova a iniciativa do Band e espera ansioso por outras saídas como essa.

Para conhecer um pouco mais de Tarsila do Amaral, clique
Confira também as fotos da visita visita

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Colégio Bandeirantes promove a show de João Bosco e Jazz Sinfônica


A parceria entre João Bosco e a orquestra Jazz Sinfônica pode apenas resultar em um grande espetáculo. Visando proporcionar os melhores eventos culturais, o Colégio Bandeirantes promove o show a alunos, pais e funcionários. Com convites a preços promocionais já à venda, o espetáculo acontecerá no dia 29 de março no Auditório Ibirapuera.

O show traz a MPB de João Bosco sob a direção da orquestra do Jazz Sinfônica. A idéia principal do evento é dar tratamento sinfônico à música popular de todo o mundo, principalmente à brasileira. O espetáculo apresenta cerca de 70 músicos, além do próprio João Bosco, entre violinistas, pianistas, baixistas etc.

Para mais informações, o Departamento Cultural está à disposição.
cultural@colband.com.br

Band promove show de Ney Matogrosso aos professores

Dando continuidade aos eventos voltados para os seus professores, o Colégio Bandeirantes promove o show de Ney Matogrosso. Com convites a preços promocionais já a venda, o espetáculo ocorrerá no dia 29 de março, no Citibank Hall.

O evento faz parte da turnê "Inclassificáveis" do cantor. O show reúne músicas de compositores já renomados como Cazuza, Frejat, Caetano Veloso, Arnaldo Antunes e Dan Nakagawa, além das canções do grupo “Secos e Molhados”. Outro atrativo é o figurino de Ney Matogrosso, que, no mínimo, lembra as décadas de 1970 e1980.

Para mais informações, o Departamento Cultural está à disposição.
cultural@colband.com.br

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Curso Livre de Teatro tem início

A ênfase dada às Artes é um aspecto de grande importância para o Colégio Bandeirantes. O Curso Livre de Teatro é um projeto que comprova essa preocupação. As aulas são focadas tanto em leitura dramática quanto interpretação. Em 2008, as aulas tiveram início no dia 26 de fevereiro e se estenderão por todo o ano.

Desenvolvido em 1997, o curso é voltado ao 2o. ano do colegial. As apresentações são escolhidas pelos próprios alunos, dentre as opções dadas pelo professor.

O objetivo das aulas de teatro, no entanto, não é o de formar atores. Com o projeto, os alunos são instruídos a trabalhar visando o bem coletivo, a peça, muitas vezes, aceitando papéis de menor destaque, por exemplo. “A meta principal é fazer com que os jovens aprendam a conviver melhor em grupo, além de desenvolver uma consciência crítica”, explicou o professor de teatro e ator profissional Fernando Borges.

Entre as motivações dos ingressantes estão o desenvolvimento da fala em público e a melhor integração com outras pessoas. Segundo a aluna Mariana Breda, que participou da peça “Na Carreira do Divino”, em 2007, essas metas foram alcançadas, pois admite que perdeu a vergonha e aprendeu a participar em grupo. “Mas a melhor parte é a apresentação. Dá medo no começo, mas é muito divertido. Mostra que todo trabalho valeu a pena”, finalizou Mariana.

Para conferir as fotos do primeiro dia de aula, clique aqui.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Filmes exibidos pelo Cultural arrematam os principais prêmios no Oscar

Podem chamar de sorte ou de bom gosto, mas o fato é que os três filmes promovidos esse ano pelo Cultural foram os grandes vencedores da 80a. edição do Oscar.

“Onde os Fracos Não Têm Vez”, dos irmãos Joel e Ethan Coen, maior ganhador da noite, levou nada mais, nada menos que quatro estatuetas. Entre elas estavam a maior honra do evento, melhor filme, além da direção, roteiro – também dos irmãos Coen- e ator coadjuvante, Javier Bardem.

“Sangue Negro”, o principal concorrente, confirmou o favoritismo de Daniel Day-Lewis e venceu como melhor ator.

“Desejo e Reparação”, por sua vez, ganhou o prêmio de melhor trilha sonora.

Exibidos em 2007, dois outros filmes promovidos pelo Band também foram premiado. Melhor Atriz por "Piaf - Um Hino ao Amor", Marion Cotillard será lembrada tanto por sua beleza quanto pelo seu belo discurso. Já “Ratatouille”, ficou com o Oscar de melhor Filme de Animação. Confira o Trailer.

Onde os fracos não têm vez


Sangue Negro


Desejo e Reparação


Piaf - Um hino ao amor


Ratatouille

BandDebate - IFHC

Em busca de maximizar o ensino de seus alunos, o Colégio Bandeirantes organizou o BandDebate, uma série de palestras e reuniões que trazem discussões da atualidade com a participação de figuras notáveis de diversas áreas. Nesta ocasião, o ilustre convidado foi o Ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso.

Ocorrido no Instituto FHC, onde políticos e pensadores do mundo inteiro se reúnem, 45 estudantes de todas as áreas (humanas, exatas e biológicas) puderam, no dia 12 de fevereiro, discutir problemas globais e suas conseqüências no Brasil e, principalmente, em São Paulo – já que estamos em ano de eleições municipais.

Desse modo, sob a tutela de Fernando Henrique, conseguiram entender melhor o funcionamento da política. A aluna do terceiro ano de humanidades, Juliana Kalil explica que embora os assuntos tratados tenham relevância em matérias como geografia e atualidades, o maior valor é a sua aplicação na vida real, por exemplo, ao ler o jornal. “Nós aprendemos com um chefe de governo, que conhece os bastidores da política e discursa muito bem”, disse Juliana.

Segundo a Professora Regina Mara de Geografia, o evento foi importante na medida em que desenvolveu uma “aprendizagem ativa”. Em outras palavras, o aluno interage com a matéria. “Na sala de aula, o aluno é muito passivo, aceita o que aprende, mas, uma vez que ele senta com um Presidente, sente-se parte do que aprende”, explica Regina. Uma outra forma de conhecimento agregado diz respeito ao pensamento critico dos jovens. Após o encontro com Fernando Henrique, adquire-se uma postura diferente, critica-se tudo o que aprende e não há intimidação em uma discussão.

Transmissão

A extensão do evento, no entanto, não se limitou àqueles que estiveram no Instituto. Na biblioteca do Band, foi montado um telão, no qual a palestra do ex-Presidente foi exibida ao vivo, pela primeira vez no colégio. Para intensificar ainda mais a interação de todos, perguntas foram formuladas a distância, enviadas por e-mail e respondidas por Fernando Henrique.


Para conferir as fotos do evento no Instituto FHC, clique aqui
Para conferir as fotos do evento no Band, clique aqui
Para assistir ao debate, clique aqui

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Rosa Passos cativa professores do Band

Com foco no bem-estar e desenvolvimento de seus professores e funcionários, o Colégio Bandeirantes, por meio do Departamento Cultural, promoveu o show da cantora Rosa Passos com preços especiais, no dia 16 de fevereiro, em São Paulo.
Sua voz cálida, doce e afinadíssima cativou a todos. "A oportunidade de integração, enriquecimento cultural e troca de experiências" são, segundo o professor José Ricardo Lemes de Almeida, da cadeira de Química, alguns dos valores agregados com esse tipo de ação. Sobre a artista, palavras como "impactante" foram utilizadas para descrever sua singularidade, mesmo quando cantando músicas de outros autores, tais como Elis Regina.
A compositora e intérprete baiana apresentou-se recentemente nos EUA e lançou discos só com músicas de Tom Jobim, e outro de Dorival Caymmi. Pela peculiaridade de sua voz e por apostar em samba e bossa nova, é considerada da mesma importância de João Gilberto para a MPB.
Em 1972, Rosa Passos ganhou seu primeiro prêmio com "Mutilados". Lançou em 1978 o disco "Recriação", com composições próprias e em parceria com Fernando de Oliveira. Nos anos 80 investiu em sua carreira profissional, lançando em 1988 um álbum ("Amorosa") somente no exterior. Desde os anos 90 sua carreira ascendeu para um reconhecimento de público e crítica.



Para conhecer um pouco mais sobre Rosa Passos, acesse
o site oficial.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Cinema - Sangue Negro

(Sessão exclusiva para o Ensino Médio)

Épico sobre família, fé, poder e petróleo, Sangue Negro se passa na incendiária fronteira da Califórnia, na explosão petrolífera da virada do século. A história gira em torno da época e da vida de Daniel Plainview (Daniel Day-Lewis), que se transforma de um mineiro de minas de prata derrotado e pai solteiro em um magnata do petróleo que venceu pelo próprio esforço. Plainview traz progresso e riqueza a uma terra que nunca conheceu isso, a um custo que manchará sua própria alma.

Os convites foram entregues em sala de aula

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Teatro - O Homem Inesperado

Qualquer pessoa que já viajou sozinha de ônibus, ou de trem sabe que este é um momento reflexivo. Marta é uma mulher que conhece profundamente Paul através de sua obra. E tem dele uma imagem que talvez não corresponda à realidade.

Paul não conhece a leitora à sua frente. Pensa nos problemas dele, na família, no editor, na crise com sua obra. Ela faz uma reflexão sobre a vida dele, sem esquecer das questões que povoam a sua própria vida. A aproximação entre os dois só existe na visão de Marta. Fantasias vêm à tona.
No fundo são pessoas solitárias e melancólicas numa comédia romântica que trata do amor, amizade, trabalho, desejos e encontros. Esses são os temas abordados pela autora francesa Yasmina Reza na peça O Homem Inesperado.

Uma viagem inesquecível com um desfecho inesperado!
A direção é de Emílio de Mello.
Supervisão de Daniel Filho.

Vamos assistir juntos?
Para maiores informações clique Aqui

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Cinema - Desejo e Reparação

(Sessão exclusiva para as 2.as e 3.as séries do Ensino Médio).
Dirigido por Joe Wright (Orgulho e Preconceito) e com Keira Knightley, Vanessa Redgrave, Brenda Blethyn, James McAvoy e Romola Garai no elenco. Na trama, uma jovem usa a imaginação para acusar o filho do caseiro de um crime que ele não cometeu, o que muda a vida dele e também de sua irmã mais velha. Este é um dos filmes mais cotados a arrecadar estatuetas no Oscare de 2008.

Os convites foram entregues em sala de aula


terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Cinema - Onde os fracos não tem vez

ONDE OS FRACOS NÃO TEM VEZ (Sessão Exclusiva 1.as Séries do Ensino Médio)
Texas
, década de 80. Um traficante de drogas é encontrado no deserto por um caçador pouco esperto, Llewelyn Moss (Josh Brolin), que pega uma valise cheia de dinheiro mesmo sabendo que em breve alguém irá procurá-lo. Logo Anton Chigurh (Javier Bardem), um assassino psicótico sem senso de humor e piedade é enviado em seu encalço. Porém para alcançar Moss, ele precisará passar pelo xerife local, Ed Tom Bell (Tommy Lee Jones).

Os convites serão entregues em sala de aula

Saiba mais:
- Prêmio de melhor roteiro e melhor ator coadjuvante (Javier Bardem) no Globo de Ouro 2008;
- Baseado no romance homônimo do escritor norte-americano Cormac McCarthy. É o primeiro filme dos irmãos Coen adaptado de uma obra literária.

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Cinema - Onde os fracos não tem vez

(Sessão exclusiva para as 1.as séries do Ensino Médio)
Texas, década de 80. Um traficante de drogas é encontrado no deserto por um caçador pouco esperto, Llewelyn Moss (Josh Brolin), que pega uma valise cheia de dinheiro mesmo sabendo que em breve alguém irá procurá-lo. Logo Anton Chigurh (Javier Bardem), um assassino psicótico sem senso de humor e piedade é enviado em seu encalço. Porém para alcançar Moss, ele precisará passar pelo xerife local, Ed Tom Bell (Tommy Lee Jones).

Os convites foram entregues em sala de aula

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Agora temos nosso Blog Cultural !

Este espaço foi criado para que todos fiquem sabendo quais serão as atividades promovidas pelo Departamento Cultural do Band. Depois todos nós poderemos entrar e fazer os comentários dos eventos. Este ano a programação promete. Teremos muitas sessões de cinema, teatro, shows.....

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008